Cadastro Positivo confunde consumidores e gera reclamações após dois meses
Ainda em fase de construção, a nota de crédito sofrerá diversas alterações ao passo que mais informações forem inseridas no banco de dados.
O primeiro momento, em novembro, foi a inserção de dados das instituições financeiras, que já realizavam essa operação na negativação. A próxima grande leva de inserção será das empresas de telecomunicações, seguida das de utilidades (água, luz e gás) e por último dados do varejo.
“A medida em que os birôs forem recebendo e tratando essas informações, com certeza, os scores serão revistos, e esses dados serão incorporadas e vão participar na composição da nota”, explica Pereira.
Por lei, os birôs só podem usar os dados dois meses depois do envio das informações pelas fontes, e, esse intervalo conta a partir de cada envio específico. Isso significa que, mesmo um consumidor tendo cumprido suas obrigações em determinado setor, sua nota não será alterada automaticamente.
Dificuldades com a saída
A retirada dos dados do cadastro positivo é gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento. Alguns usuários reclamaram da dificuldade de retirar seus dados da plataforma, que varia de birô para birô também.
Apesar de ser possível solicitar a retirada de apenas um, que é por lei obrigado a comunicar a decisão para todos os outros três, cada birô utiliza de uma estratégia de identificação para evitar fraudes. Alguns processos exigem biometria, respostas de uma série de questionários e até selfie.
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Source: Infomoney Blog Epolitica