Política

Cadastro Positivo confunde consumidores e gera reclamações após dois meses

Ainda em fase de construção, a nota de crédito sofrerá diversas alterações ao passo que mais informações forem inseridas no banco de dados.

O primeiro momento, em novembro, foi a inserção de dados das instituições financeiras, que já realizavam essa operação na negativação. A próxima grande leva de inserção será das empresas de telecomunicações, seguida das de utilidades (água, luz e gás) e por último dados do varejo.

“A medida em que os birôs forem recebendo e tratando essas informações, com certeza, os scores serão revistos, e esses dados serão incorporadas e vão participar na composição da nota”, explica Pereira.

Por lei, os birôs só podem usar os dados dois meses depois do envio das informações pelas fontes, e, esse intervalo conta a partir de cada envio específico. Isso significa que, mesmo um consumidor tendo cumprido suas obrigações em determinado setor, sua nota não será alterada automaticamente.

Dificuldades com a saída

A retirada dos dados do cadastro positivo é gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento. Alguns usuários reclamaram da dificuldade de retirar seus dados da plataforma, que varia de birô para birô também.

Apesar de ser possível solicitar a retirada de apenas um, que é por lei obrigado a comunicar a decisão para todos os outros três, cada birô utiliza de uma estratégia de identificação para evitar fraudes. Alguns processos exigem biometria, respostas de uma série de questionários e até selfie.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!

The post Cadastro Positivo confunde consumidores e gera reclamações após dois meses appeared first on InfoMoney.
Source: Infomoney Blog Epolitica

Deixe um comentário

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

×