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Apple escutava gravações de usuários para melhorar sistema de voz

A Apple foi listada entre as empresas que usam gravações reais de usuários para aprimorar a Siri, sua assistente de voz que utiliza inteligência artificial. O relato foi divulgado pelo jornal Irish Examiner, da Irlanda, após descobrir que uma empresa local prestava esse tipo de serviço para a companhia de Cupertino.

De acordo com a reportagem publicada, cerca de 300 pessoas foram contratadas pela empresa Globetech para categorizar gravações feitas pela assistente de voz. Segundo o texto, o trabalho realizado pelos contratados era identificar se a gravação realmente havia sido um comando de voz ou se o equipamento  captou por engano uma conversa ou outro tipo de som. Por turno, mais de 1 mil trechos de áudio eram escutados e classificados por cada pessoa.

Prática comum no mercado

Segundo o Irish Examiner, a Apple suspendeu o serviço de escuta em julho e dispensou toda a equipe contratada para a tarefa, remunerando uma semana extra e eventuais dias a mais trabalhados. Todos os empregados ouvidos pelo jornal garantiram que a identidade dos usuários estava protegida.

Contratar terceiros para escutar e classificar gravações  de usuários é uma iniciativa também realizada por outras companhias. Nos últimos meses, outras reportagens mostraram que Amazon, Google, Facebook e Microsoft executam o mesmo processo para, com base nas transcrições feitas pelos funcionários, aprimorar o funcionamento das inteligências artificiais utilizadas por cada empresa.

No caso da Apple, a situação é um pouco diferente porque a empresa sempre adotou um discurso muito forte em prol da privacidade de seus clientes e transparência nos dados que eram coletados pela companhia. E, como nos demais casos, os donos de HomePods e iPhones que utilizam a ferramenta de voz não tinham conhecimento de que seus registros, por mais que estejam anonimizados, possam ser ouvidos por seres humanos.

O que as companhias falaram

A Globetech enviou uma nota ao Irish Examiner em nome de seu CEO dizendo que o caso “Era uma situação difícil para todos os envolvidos” e que “A natureza do nosso negócio significa que a maioria dos contratos dos nossos empregados tenham um propósito pré-definido e esteja linkada com as necessidades dos ciclos de vida dos projetos.”

Já a Apple emitiu a seguinte declaração, feita por um porta-voz da companhia:

“Acreditamos que todos devem ser tratados com a dignidade e o respeito que merecem — isso inclui nossos próprios funcionários e os fornecedores com quem trabalhamos na Irlanda e em todo o mundo. A Apple está comprometida com a privacidade do cliente e tomou a decisão de suspender a classificação Siri enquanto realizamos uma revisão completa de nossos processos. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para garantir o melhor resultado possível para nossos fornecedores, funcionários e clientes em todo o mundo “.

 

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Fonte: Computer Word

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