Apple e Google firmam parceria para construir sistema de rastreamento contra Covid19
Apple e Google anunciaram uma parceria que pode contribuir de forma significativa tanto para a prevenção de novos casos como para a busca por tratamento em fases iniciais da doença.
Apresentado na última sexta (10), o acordo entre as gigantes envolve a construção de um sistema que usará Bluetooth Low Energy (BLE), um tipo de bluetooth que que consome menos energia porque tem como foco apenas a transmissão de dados.
Esse sistema, que será apresentado ao público por meio de um app – e organizações de saúde terão acesso à API – rastreará os telefones que estão em uma rede próxima.
Contact tracing can help slow the spread of COVID-19 and can be done without compromising user privacy. We’re working with @sundarpichai & @Google to help health officials harness Bluetooth technology in a way that also respects transparency & consent. https://t.co/94XlbmaGZV
— Tim Cook (@tim_cook) April 10, 2020
Caso um usuário que tenha feito o download desse novo app e seja diagnosticado com o vírus, ele poderá dar esse aviso no app, que comunicará aos donos de smartphones que tenham instalado o aplicativo e estiveram na mesma zona de telefone que o celular da pessoa contaminada.
To help public health officials slow the spread of #COVID19, Google & @Apple are working on a contact tracing approach designed with strong controls and protections for user privacy. @tim_cook and I are committed to working together on these efforts.https://t.co/T0j88YBcFu
— Sundar Pichai (@sundarpichai) April 10, 2020
Apple e Google afirmaram que apresentarão ao mercado APIs válidas para iOS e Android que poderão ser incorporadas por órgãos de saúde, que poderão acessar dados até para planejar ações pontuais em regiões cujo aplicativo esteja assinalando um crescimento de casos confirmados.
O sistema que está sendo desenvolvido tomará certas medidas para evitar que as pessoas sejam identificadas, utilizando chaves de acesso para identificar os aparelhos e não dados gerados por apps ou pelo sistema de comunicação das operadoras.
Apesar de o sistema ter suas deficiências, como rastrear apenas pessoas que tenham feito o download do futuro app, a solução é válida pelo potencial de aumentar o rastreamento de uma forma que ainda não existe atualmente.
Source: Computer Word