Alibaba quer investir US$ 28 bilhões em computação em nuvem
A companhia chinesa Alibaba (famosa por suas plataformas de marketplace, como o AliExpress) anunciou no início da semana que pretende investir US$ 28 bilhões em sua plataforma de núvem nos próximos anos.
Jeff Zhang, presidente da divisão de nuvem e CTO do Alibaba Group,
explicou em comunicado para a imprensa que o objetivo da companhia é
reforçar sua estrutura e se preparar para as transformações que serão
geradas pela política de isolamento social.
“Ao aumentar nosso investimento em infraestrutura em nuvem e tecnologia fundamentais, esperamos continuar fornecendo recursos de computação confiáveis e de classe mundial para ajudar as empresas a acelerar o processo de recuperação e oferecer soluções inteligentes baseadas em nuvem para apoiar sua transformação digital no mundo pós-pandemia”, afirmou.
O investimento, de acordo com o comunicado sterá como foco melhorar toda a parte técnica da operação de nuvem, dos data centers aos servidores e processadores utilizados.
Cloud computing é um dos segmentos que mais cresce dentro da operação da companhia, com a receita crescendo 62% do último trimestre de 2019 para o mesmo período do ano passado. A empresa tem data centers em 11 países (fora da China).
Ainda não muito conhecida no ocidente, a plataforma de nuvem da Alibaba deve se expandir para outros continentes por um motivo bem simples: apesar de ser o principal fornecedor da China, o serviço ainda não conseguiu atingir lucro.
*Com informações do TechCrunch e Financial Times
Infoeconomico.com.br
Fonte: Computer Word