Abandonada por autoridades, ‘terra de ninguém’ na Amazônia é dominada pela madeira ilegal, pelo fogo e pela grilagem
Ali, a colonização da Amazônia, em sua pior versão, ainda está em pleno curso. Por onde se anda, os relatos são de uma região conflagrada de conflitos fundiários, ocupada por grileiros de diversos calibres, todos alegando possuir um quinhão de terra sem um documento legal que o comprove.
Os colonos vieram do Sul, Sudeste, de Mato Grosso, Acre e Rondônia interessados na riqueza da madeira que ainda se encontra ali.
Títulos de propriedade de terra se sobrepõem uns aos outros, enquanto outros têm suas coordenadas completamente adulteradas. Há até uma série de propriedades que deriva de um título emitido pela Bolívia em 1899, antes mesmo da consolidação dos limites territoriais definitivos do Brasil. Na busca pela garantia da posse da terra, ameaças, pistolagem e mortes são frequentes. Os poucos posseiros tradicionais que ali estão – alguns descendentes de soldados da borracha que se estabeleceram na área – vivem sob pressão constante.
Na terra sem lei e cheia de donos do sul de Lábrea, a estação seca está só começando.
O post Abandonada por autoridades, ‘terra de ninguém’ na Amazônia é dominada pela madeira ilegal, pelo fogo e pela grilagem apareceu primeiro em Repórter Brasil.
Fonte: Reporter Brasil