Hyundai investe em cartão de crédito com foco em serviços personalizados
O segundo maior conglomerado da Coreia do Sul em receita tem grandes planos no campo da big data –e uma subsidiária de cartão de crédito pouco conhecida parece destinada a desempenhar um papel crucial.
A Hyundai Motor tem planos ambiciosos de investir mais de US$ 50 bilhões nos próximos cinco anos para se tornar um “prestador de soluções de mobilidade inteligente”. É um plano amplo que inclui processamento de dados –“o novo petróleo” na era digital– para fornecer serviços personalizados e conteúdo relacionado a compras e streaming.
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Em linha com o plano, o Hyundai Card, a unidade de cartão de crédito da gigante coreana de automóveis, vem silenciosamente vencendo a guerra da ciência de dados há anos e já é capaz de analisar os padrões de consumo de seus mais de nove milhões de titulares de cartões. A experiência em ciência de dados da Hyundai Card torna a empresa, que está se preparando para um IPO, mais importante do que nunca para o conglomerado automotivo.
O Hyundai Card coleta de 2.000l a 3.000 dados brutos de cada um de seus titulares de cartão de crédito, aponta o CEO Ted Chung. “O Hyundai Card está obtendo muitos dados importantes”, diz Chung, que se juntou ao grupo Hyundai em 1987 depois de receber um MBA do MIT. “Quando digo importantes, são dados muito comerciais, de gastos que podem ser facilmente comercializados.”
Para ter certeza, a Hyundai Motor conta com sua própria equipe de ciência de dados. No entanto, a montadora se concentra nos operacionais, observa Chung, por exemplo, para prever quando é hora de trocar os pneus ou freios de um carro. “Mas quando se trata de pessoas individuais e gastos ou estilo de vida, somos os únicos”, diz Chung, que é cunhado do presidente do Hyundai Motor Group e bilionário, Euisun Chung.
Existem várias aplicações potenciais da análise de dados do Hyundai Card dentro do conglomerado. Ele pode, por exemplo, ser usado para prever que tipo de carro um cliente estaria interessado em comprar, descobrindo seus dados pessoais e preferências, como estado civil e hobbies. “Podemos ter 75% de certeza porque conhecemos seu gosto e estilo de vida”, diz Chung.

Linha de produção dos cartões de crédito Hyundai Card em Seul, Coreia do Sul
Não é uma virada de jogo, mas pode dar um impulso nas vendas do maior fabricante de automóveis da Coreia. A Hyundai Motor, assim como seus rivais globais, está tentando superar a crise econômica da pandemia, bem como a mudança da indústria automotiva para veículos elétricos e autônomos. No mês passado, a montadora informou que as vendas de automóveis no terceiro trimestre caíram 9,5%, para 998 mil unidades, em relação ao mesmo período do ano passado.
A análise de dados do Hyundai Card também pode ser aplicada a carros, diz Chung. Por exemplo, pode ajudar a calcular o valor residual de cada automóvel –quanto um carro alugado valerá ao final da locação– que é um fator importante no cálculo dos pagamentos mensais do aluguel. Isso é mais relevante para o plano de se tornar um “prestador de soluções de mobilidade inteligente” da Hyundai Motor, que inclui compartilhamento e aluguel de carros. Como parte de seu esforço para ser uma locadora de automóveis, o braço financeiro do conglomerado, a Hyundai Capital, também liderada pelo CEO, pagou US$ 170 milhões em fevereiro para adquirir 42% da Sixt Leasing, uma das maiores locadoras de automóveis da Alemanha.
Chung continuará a expandir a unidade de dados do Hyundai Card, que vem crescendo desde 2015. Atualmente, seus dados são usados para fornecer marketing personalizado, como cupons, para seus próprios titulares do Cartão Hyundai. Em agosto, o Hyundai Card lançou seu mais recente aplicativo móvel, que fornece recomendações de compras e informações personalizadas sobre gastos, entre outros serviços, para seus quatro milhões de usuários mensais.