Inteligência Artificial previne US$ 2 bilhões em fraude na América Latina e Caribe em 2019
O uso de inteligência artificial para identificar fraudes parece estar se fazendo valer para a indústria de pagamentos. Segundo análise da Visa, a ferramenta de gerenciamento de risco, Visa Advanced Authorization (VAA) ajudou instituições financeiras a impedirem a efetivação de fraudes estimadas em US$2 bilhões em toda a América Latina e Caribe em 2019.
Parte central do avanço da ferramenta reside no uso da inteligência artificial. Ela monitora e avalia em tempo real as compras realizadas na rede global de pagamentos da Visa, a VisaNet, detectando possíveis fraudes. De acordo com a companhia, a VAA usa IA para analisar mais de 500 atributos e gerar uma pontuação de risco para cada transação em cerca de um milissegundo. Dessa forma, as instituições financeiras conseguem mais subsídios para decidir se aprovam ou não uma compra.
Levantamento da operadora de cartões aponta que globalmente há 478 milhões de cartões de pagamento Visa. Em 2019, o volume de pagamentos na América Latina e no Caribe ficou ao redor de US$ 430 bilhões. A medida que os consumidores migram suas compras para o mundo digital e por meio de outras plataformas digitais, incluindo aí a Internet das Coisas, recursos de inteligência artificial são tidos como essenciais para dar conta do volume das transações.
Uma pesquisa encomendada pela Visa à Forrester Consulting, destacou que a expectativa de fintechs, bancos e estabelecimentos comerciais da América Latina é que haja um aumento no uso de pagamentos digitais devido à ampla adoção de dispositivos conectados. Para apoiar todas as necessidades de pagamento do consumidor e incentivar um maior engajamento com os pagamentos digitais, as empresas estão focando em mobile banking (57%), carteiras móveis (50%) e pagamentos de pessoa a pessoa (38%). Entre as principais razões citadas para a adoção de novas tecnologias de pagamento estão maior conveniência (58%) e rapidez da transação (56%).
“Segurança e conveniência são as grandes prioridades dos latino-americanos, e o crescente número de consumidores digitais querem uma experiência de pagamento sem atritos”, diz Eduardo Perez, chefe regional de Risco da Visa para a América Latina e o Caribe.
Soluções baseadas em inteligência artificial podem ajudar parceiros no comércio a melhorar suas tomadas de decisão, aprimorar seu gerenciamento de risco e garantir a segurança dos pagamentos sem sacrificar a experiência do cliente.
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Fonte: Computer Word