PicPay quer reforçar uso de IA visando competição no futuro
A carteira digital PicPay tem como meta transformar a atual base de 14 milhões para 100 milhões de clientes cadastrados. E quer utilizar a tecnologia para auxiliar na conquista desses clientes, como explicou ao Estado de S.Paulo.
O objetivo da companhia é investir no uso de inteligência artificial (IA) para a criação de algoritmos capazes de sugerir para parceiros e clientes produtos e soluções compatíveis com seus hábitos de consumo. Para isso, a startup recrutou Isaac Ben-Akiva, que já foi diretor de aprendizado de máquina do banco britânico Barclays.
No curto prazo, a meta do executivo está criação de uma equipe de 50 cientistas de dados até o final de 2020 para colocar em prática a construção dos perfis de clientes – metodologia que já é aplicada por empresas como Google e Facebook para uma definição mais precisa de seu público-alvo.
O esforço acontece em um momento no qual as empresas começam a utilizar a base de dados de seus clientes para buscar diferenciais de negócio mais significativos. Em paralelo, o ecossistema financeiro do Brasil também está se sofisticando no médio prazo, com a implementação de tecnologias como pagamento instantâneo e a implementação do open banking.
Para seu primeiro modelo de IA, o PicPay começou a desenvolver um sistema que auxilie no melhor uso de pagamento de cashbacks (valores que retornam ao cliente após um pagamento). O objetivo é oferecer produtos ou serviços que estejam ligados aos pagamentos feitos pelo cliente, de forma que ele realmente utilize o benefício.
Já para os parceiros, a companhia quer trabalhar o uso de IA para ajudar as empresas a encontrar consumidores mais inclinados a adquirir as ofertas disponíveis.
No longo prazo, a firma espera utilizar a mesma inteligência para o fornecimento de produtos de crédito de outras instituições, provavelmente fazendo uso dos benefícios que surgirão com o open banking.
O post PicPay quer reforçar uso de IA visando competição no futuro apareceu primeiro em Computerworld.
Fonte: Computer Word