Tecnologia

Linx lança programa para parceiros com foco no varejo

A aposta na atuação por verticais, como varejo, saúde e manufatura, já é velha conhecida de empresas tradicionais de tecnologia, como IBM e Oracle. Para o Google Cloud, no entanto, a estratégia começa a ganhar força agora. A companhia tem fortalecido suas capacidades nos últimos meses para gerar soluções específicas para diferentes tipos de indústria.

A companhia anunciou em seu evento anual, o Next, em San Francisco (EUA), que está movendo-se rapidamente nesse sentido, focando em alguns mercados com alta demanda por soluções diruptivas como cloud e inteligência artificial (AI). Em um primeiro momento, seis indústrias são o foco da empresa.

Um dos exemplos é o varejo. O Google Cloud tem clientes como Bed, Bath and Beyond, Carrefour, Designer Brands, Ikea, Kohl’s, Loblaw, Target e Home Depot que buscam fortalecer suas estratégias de hospedagem de comércio eletrônico, análise de dados, aprendizado de máquina e transformação da força de trabalho.

Mas um passo importante para atender a esse mercado foi dado nesta semana com o lançamento de diversas soluções especificas para essa indústria, em colaboração com parceiros. Segundo a empresa, dados e analytics estão no coração das novidades, ajudando companhias a atender às expectativas dos mais exigentes clientes.
Uma das novidades anunciadas foi o Google Cloud para Varejo, que oferece um conjunto de soluções que permite que os varejistas otimizem recursos de nuvem para casos de uso específicos, como operações de merchandising para aquisição e retenção de clientes.

De acordo com o Google Cloud, são seis os pilares da tecnologia: aquisição e retenção de clientes, e-commerce omnichannel, merchandashing, gestão de ciclo de vida do produto, opções na loja e logística e entrega.
A companhia também aprimorou suas capacidades de inteligência artificial (AI) e machine learning para levar ao varejo. Um dos exemplos citados pela empresa é o Vision Product Search, que usa a tecnologia Cloud Vision para criar experiências móveis atraentes integrando os recursos do Google Lens.

Assim, é possível para clientes, por exemplo, tirar fotos e efetuar capturas de tela do celular de produtos de que gostam, colhendo resultados em tempo real de itens semelhantes ou complementares do catálogo de produtos do varejista. A Ikea, especializada na venda de móveis, apostou nesse modelo.

Segurança e privacidade na linha de frente

Urs Hölzle, vice-presidente sênior de Engenharia do Google, conta que a segurança é prioridade máxima da empresa e que esse elemento faz parte do desenvolvimento de todos os produtos do Google desde o começo. “Temos claro que seu dado é seu e de mais ninguém. Nós somos a única nuvem que tem transparência e logs para todos os produtos, documentando o acesso em tempo real”, reforça.

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, por sua vez, enfatizou a questão e disse, no palco do Next, que o Google não tem back doors e nenhuma agência tem acesso aos dados da empresa sem a permissão expressa do cliente.
Durante todo o evento, ficou claro, portanto, que a o Google Cloud quer conquistar clientes com seu novo posicionamento por verticais e aposta em privacidade e segurança. Mas como isso será visto pelos CIOs e empresas, já que concorrentes da gigante têm um discurso forte sobre o tema?

João Bolonha, diretor de Google Cloud para a América Latina, conta que a nova oferta da companhia tem três pontos interessantes para as empresas. O primeiro, revelou, é o posicionamento multicloud. A segunda, prosseguiu, é a tradição do Google em tecnologias como analytics e machine learning, um diferencial na estratégia de cloud. Por fim, ele cita que a estratégia gerida por verticais aproximará a companhia dos clientes.

“Um dos pontos fortes da nossa atuação é, sem dúvidas, a segurança. Não estou dizendo que as outras nuvens não são seguras, mas temos um nível de segurança que é hyperscale. O Google lida com dados desde o seu primeiro dia de vida. Portanto, nossa segurança é alta.” Ele também destaca a qualidade tecnológica da empresa, que tem o respaldo do Google, um atrativo importante em tempos de grandes vazamentos. “Não há foco em tirar clientes do concorrente A ou B. Aqueles que nos procuram estão de olho na qualidade do produto”, assegura.

Deixe um comentário

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

×