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Em setembro, vendas no varejo caem 1,3%

Em setembro de 2018, o comércio varejista nacional caiu 1,3% frente a agosto, na série com ajuste sazonal, após avanço de 2,0% em agosto. Com isso, a evolução do índice de média móvel trimestral para o varejo mostrou redução de ritmo ao sair de 0,5% no trimestre encerrado em agosto para 0,1% no trimestre encerrado em setembro.

Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Setembro / Agosto* -1,3 -0,2 -1,5 -0,4
Média móvel trimestral* 0,1 0,6 0,8 1,1
Setembro 2018 / Setembro 2017 0,1 4,1 2,2 5,6
Acumulado 2018 2,3 4,3 5,2 6,8
Acumulado 12 meses 2,8 4,0 5,8 6,5
*Série ajustada sazonalmente

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com setembro de 2017, o comércio varejista cresceu assinalou estabilidade (0,1%) em setembro de 2018. Ainda assim, os índices foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2018 (1,0%), como para o acumulado dos nove meses do ano (2,3%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 3,3% em agosto para 2,8% em setembro, sinaliza perda de ritmo de vendas.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas recuou 1,5% em relação a agosto, descontando parte do avanço de 4,2% do mês anterior e contribuindo para que a média móvel do trimestre encerrado em setembro (0,8%) sinalizasse redução no ritmo das vendas, em relação à média móvel no trimestre encerrado em agosto (2,2%)

Em relação a setembro de 2017, o comércio varejista ampliado mostrou avanço de 2,2%, décima sétima taxa positiva consecutiva. Assim, o varejo ampliado acumulou avanço de 5,2% no indicador acumulado no ano e de 4,0% no terceiro trimestre de 2018. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 6,4% até agosto para 5,8% até setembro, também apontou queda no ritmo de vendas. A publicação completa está à direita.

Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram queda

O recuo de 1,3% no volume de vendas do comércio varejista, na passagem de agosto para setembro de 2018, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado por uma predominância de resultados negativos em seis das oito atividades pesquisadas: por ordem de magnitude de taxa, Combustíveis e lubrificantes (-2,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Livros, jornais, revistas e papelaria (ambos com -1,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,2%) influenciaram o resultado geral do varejo. Por outro lado, apresentando avanço nas vendas frente a agosto de 2018, figuram duas atividades: Móveis e eletrodomésticos (2,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,6%).

 Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas em setembro caiu 1,5% frente a agosto de 2018, na série com ajuste sazonal, compensando, em parte, o aumento de 4,2% do mês anterior. Para essa mesma comparação, Veículos, motos, partes e peças mostrou estabilidade (-0,1%), enquanto Material de construção registrou queda de 1,7%, ambos, respectivamente, após avanços de 5,5% e 3,4% registrados no mês anterior.

Tabela 1 – BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Setembro 2018
ATIVIDADES MÊS/
MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/
IGUAL MÊS DO ANO
ANTERIOR
ACUMULADO
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
JUL AGO SET JUL AGO SET NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,4 2,0 -1,3 -1,0 4,0 0,1 2,3 2,8
1 – Combustíveis e lubrificantes 1,3 3,7 -2,0 -8,7 -1,9 -5,0 -5,8 -5,2
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 1,8 0,7 -1,2 1,3 5,5 0,4 4,4 4,4
       2.1 – Super e hipermercados 1,3 0,9 -1,2 1,4 6,2 0,7 4,6 4,9
3 – Tecidos, vest. e calçados 0,4 4,0 0,6 -8,4 2,9 1,2 -3,0 0,0
4 – Móveis e eletrodomésticos -3,8 2,1 2,0 -6,9 -3,1 -2,2 -1,0 2,3
       4.1 – Móveis -6,7 -3,8 -2,4 -3,5 -0,4
       4.2 – Eletrodomésticos -7,3 -3,0 -2,0 0,9 3,8
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,1 0,8 -0,4 5,5 7,3 1,9 5,4 5,8
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria -1,4 -4,0 -1,0 -10,4 -14,5 -16,5 -10,1 -8,9
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -2,4 1,7 -0,2 -4,1 4,5 0,8 -0,2 -2,4
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico -1,7 2,4 -1,0 4,6 9,5 3,9 7,3 6,0
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,2 4,2 -1,5 2,9 6,8 2,2 5,2 5,8
9 – Veículos e motos, partes e peças -1,5 5,5 -0,1 16,6 15,8 11,0 15,7 14,2
10- Material de construção -2,9 3,4 -1,7 2,1 5,9 -1,6 3,9 6,3
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. 
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10
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