7 fatores que influenciam o aumento da produtividade rural – e como melhorá-los
6 – Gestão agrícola para aumento da produtividade rural
A produção elevada, por si só, não indica boa produtividade de uma fazenda. É preciso ter uma visão sistêmica e global da propriedade – o que é possível com gestão agrícola.
Um dos primeiros e fundamentais passos para isso é ter uma boa organização dos dados da fazenda. E isso se torna mais fácil e prático com ajuda de um software de gestão agrícola como o Aegro, por exemplo.
Com a organização das informações, você consegue ter mais controle da sua produção, saber quais talhões foram mais produtivos e quais áreas trouxeram mais rentabilidade.
Isso te ajuda a tomar decisões certeiras, sabendo onde investir ou reorganizar seu planejamento financeiro e operacional.
Exemplo de controle possível com uso do software agrícola Aegro
Invista mais seu tempo em analisar informação e entender as causas do que acontece na fazenda, em vez de somente reagir aos problemas. E a entressafra é um bom momento para começar a fazer isso!
O importante é realizar de forma qualificada a coleta dos dados, para poder confiar nas informações e no que está planejando fazer.
Não dá para fazer gestão da propriedade somente olhando o saldo na conta bancária. Você precisa entender se está tendo retorno do investimento. Organizar o gerenciamento das informações aumenta a precisão da suas decisões!
7 – Equipe e conhecimento
Não tem como falar em aumento da produtividade rural sem pensar na gestão das pessoas envolvidas nisso – seja você e sua família ou uma equipe de funcionários.
Serviço é algo que nunca falta em uma propriedade: sempre tem o que se fazer! Nesses últimos dois anos, tenho trabalhado com gestão de granjas e posso dizer, sem dúvidas, que garantir um tempo para investir na sua equipe faz toda diferença!
Insira no planejamento um tempo para alinhamento e formação do seu pessoal. Organize a “casa” de forma que as informações possam chegar às pessoas certas no momento certo para atuarem. Faça divisão do time, reuniões de alinhamento.
Na fazenda onde trabalhei, a reunião no café da manhã com a equipe que entraria no turno fazia toda a diferença. Quando ela não ocorria por algum motivo, usávamos o rádio o dia todo para colocar as coisas no lugar.
Você pode pensar: “nossa, como vou conseguir incentivar minha equipe se tenho tanta coisa para resolver na propriedade?”… Mas, aí é o ponto! Você pode e deve investir também em si mesmo para se desenvolver como líder e ajudar a equipe.
Além disso, é preciso investir em conhecimento da agronomia em si. Conheça e garanta que sua equipe tenha entendimento da cultura que está sendo implantada, de plantas daninhas, realização de manejos, etc.
Coloque tudo isso dentro de um cronograma e orçamento. Recomendo filtrar e escolher iniciar com algumas ferramentas digitais que podem fazer toda diferença na sua rotina na propriedade.
Já falamos aqui no blog sobre a como a agricultura 4.0 pode ajudar na rotina da sua propriedade. Confira: é simples e, ao mesmo tempo, fantástico!
Conclusão
Aumentar a produtividade de forma eficiente é possível.
Certifique-se de acertar o básico como ter uma boa gestão agrícola, fazer a análise de solo, utilizar semente de qualidade, fazer o manejo integrado e ter um time entusiasmado!
A tecnologia também pode contribuir muito com tudo isso e, futuramente, haverá ainda mais oportunidades de melhorias na produção, com manejos mais inteligentes, sustentáveis e eficazes.
Espero que, considerando bem esses pontos apresentados aqui, você consiga ter uma ótima safra.
O que você tem feito para alcançar o aumento da produtividade rural? Restou alguma dúvida sobre os pontos tratados no artigo? Deixe seu comentário abaixo!
O post 7 fatores que influenciam o aumento da produtividade rural – e como melhorá-los apareceu primeiro em Lavoura10. Infoeconomico
Fonte: Aegro