Tecnologia

Tim Cook nega alegações de monopólio em reunião com acionistas

Em reunião de acionistas da Apple, realizada on-line na terça-feira (23), Tim Cook, CEO da gigante de tecnologia, afirmou que o escrutínio que a Apple tem recebido de outras empresas é justo, mas “acusações como essas desmoronam” em um exame mais detalhado.

A Apple está enfrentando batalhas jurídicas e de relações públicas em várias frentes. Facebook, Spotify e Epic Games, criadora do jogo Fortnite, são algumas das empresas que travaram uma batalha contra a fabricante do iPhone sob a acusação de criar um monopólio. As informações são do site CNET.

A Apple apresentou uma transmissão ao vivo, na qual os acionistas se conectaram usando detalhes fornecidos por suas corretoras. Pelo menos uma pessoa retransmitiu a reunião secreta da empresa no YouTube, até que foi removida devido a uma reivindicação de direitos autorais da Apple.

Nos últimos anos, os acionistas instaram a Apple a produzir relatórios e vincular a remuneração dos executivos aos seus esforços ambientais e alguns acionistas também pediram à empresa que se comprometesse a incluir mais diversidade política entre seus quadros superiores, diz o site. Cook, no entanto, disse que não quer instituir um teste político para o pessoal da Apple.

Os acionistas também apoiaram a reeleição de todos os membros do conselho da empresa que estavam votando, incluindo Arthur Levinson, Presidente do Conselho e ex-CEO da Genentech. Monica Lozano, Chefe da College Futures Foundation, é a mais nova membra do conselho da Apple. Lozano ajuda estudantes negros e de baixa renda a terem acesso ao ensino superior.

Na reunião desta terça, os acionistas votaram a favor de uma resolução não obrigatória de apoio ao programa de remuneração de executivos da empresa. Isso inclui um programa de ações para Cook que poderia render a ele 1 milhão de ações da Apple, se a empresa continuar a ter um bom desempenho nos próximos anos, além dos US$ 3 milhões que ele recebe anualmente, segundo o CNET.

Enquanto isso, os acionistas da Apple rejeitaram uma proposta que pressionaria a empresa a vincular o pagamento dos executivos ao salário médio em toda a empresa.

O CEO elogiou a resiliência da empresa apesar da pandemia, observando que a estratégia de aquisição da Apple não mudou, com a Apple comprando uma empresa a cada mês ou mais. Cook também disse estar ansioso para voltar ao escritório novamente.


Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário