Não Catalogado

Summa de Arithmetica, trabalho de Luca Pacioli, de 1494, é arrematado por US$ 1,250,000

Por Andréa Rosa
Com informações de Christie’s, NY

“A notável história de um livro renascentista descrito como um texto fundamental na história do capitalismo”, assim se inicia a divulgação do trabalho de Luca Pacioli, amigo de Leonardo da Vinci, leiloado pela Christie’s, em Nova York, no dia 12 de junho de 2019.

Publicado em 1494, esse tipo de obra raramente é vista em leilões. A Christie’s em Nova York estimava arrecadar com a primeira edição do Summa de Arithmetica até US $ 1,5 milhão. A raridade foi arrematada por US $ 1,250 milhão.

O matemático Luca Pacioli (1445-1517) foi uma dos principais nomes do humanismo renascentista, tendo transitado tranquilamente entre os reinos secular e espiritual. É considerado o ‘pai da contabilidade moderna’ por seu livro Summa de Arithmetica, que contém a primeira descrição de dupla entrada e marca o nascimento dos negócios modernos.

Frade franciscano e humanista apaixonado pela arte, Pacioli é descrito por Margaret Ford, chefe internacional de livros e manuscritos da Christie’s , como “o homem renascentista máximo”. Além de recuperar os textos matemáticos esquecidos, ele conhecia bem a arte, a arquitetura, os negócios e a astronomia, que, segundo Ford, fez dele um amigo ideal para o pintor Leonardo da Vinci, com quem viveu e trabalhou por um tempo. A obra-prima de Leonardo, A Última Ceia, foi concluída no auge de sua amizade e colaboração com Pacioli.

Nascido na cidade italiana de Borgo San Sepolcro, na região da Toscana, por volta de 1445, Pacioli tinha como objetivo compilar um resumo da matemática e torná-lo comumente disponível na esperança de que isso melhorasse a vida das pessoas. “O Summa é um livro muito moderno”, diz Ford. Segundo a chefe internacional de livros e manuscritos da Christie’s, ele optou deliberadamente por escrever no vernáculo, e não no latim, de modo que sua voz foi além do mundo erudito.

O Summa explica a contabilidade de dupla entrada, que é fundamental para qualquer comerciante. Também introduziu os símbolos para mais e menos, além de oferecer conselhos sobre a ética dos negócios.

Pacioli detalha não apenas a matemática contábil, mas também as questões práticas de quantos e quais tipos de registros usar, de modo que o proprietário de uma empresa possa entender exatamente o que eles têm e o que precisam para ter sucesso. Ele escreve: “Comece com a suposição de que um empresário tem um objetivo quando entra no negócio. Esse objetivo ele persegue com entusiasmo. Essa meta e o objetivo de todo empresário que pretende ser bem sucedido é obter um lucro legítimo e razoável”. O Summa enfatiza práticas que ainda são básicas para a contabilidade, como a importância de entender a manutenção de estoques, dinheiro versus capital e usar um moeda uniforme para manter contas.

Leonardo da Vinci ficou tão impressionado com o Summa que persuadiu seu patrono, Lodovico Sforza, a convidar Pacioli para ensinar matemática na corte de Milão. Leonardo e Pacioli estudaram a perspectiva juntos e depois colaboraram em um livro chamado Divine Proportion.

Um retrato do matemático Luca Pacioli e do Jovem Desconhecido, atribuído ao artista renascentista italiano Jacopo de ‘Barbari, por volta de 1495-1500, e agora abrigado no Museu Capodimonte, em Nápoles.

Um retrato de Pacioli pintado por Jacopo de Barbari (por volta de 1460-1516) representa o matemático como um homem de ciência; sua mão repousando sobre o famoso Summa, enquanto ele desenha uma figura geométrica com a outra, demonstrando um teorema de Euclides. Dizem que o sólido Rombicuboctaedro, meio cheio de água e pendurado em uma corda, foi inserido por Leonardo da Vinci. O homem em pé atrás dele é, possivelmente, seu patrono, o duque de Montefeltro.

Esta cópia, sem cortes no invólucro pergaminho sem forro, é a única em condições originais disponibilizada em um leilão em mais de cinquenta anos. Um grande e belo trabalho valorizado por sua utilidade, Summa de Arithmetica de Pacioli tem lugar há séculos nas antigas bibliotecas institucionais do mundo. Espera-se que a raridade faça parte do acervo de um sortudo profissional da contabilidade ou afortunado homem ou mulher de negócios.

A casa de leilões Christie’s não divulgou no nome da pessoa que arrematou essa importante publicação para a Contabilidade e para o capitalismo moderno.

(Fonte: https://www.christies.com/features/A-rare-medieval-accounting-book-by-Luca-Pacioli-9803-3.aspx)

Fonte: CFC

Deixe um comentário