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McLaren revela Elva, o primeiro roadster da Ultimate Series

Reprodução/Forbes
O novo Elva de dois lugares da McLaren promete grande potência e condução única em um veículo com chassi e corpo de fibra de carbono, sem teto, para-brisa ou janelas laterais

Resumo:

 

  • A McLaren Automotive apresentou o  Elva, seu mais recente carro esportivo e primeiro veículo de rua com cockpit aberto da marca, que se junta à linha Ultimate Series;
  • Apenas 399 exemplares estão planejados, com custo de, aproximadamente, US$ 1,8 milhão;
    A inovação promete uma performance fantástica, com seu motor V8 biturbo de 815 HP que acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

A McLaren Automotive revelou seu mais recente carro esportivo, o Elva. O roadster é o primeiro carro de estrada com cockpit aberto da marca e se junta à bem-sucedida linha Ultimate Series. Apenas 399 exemplares estão planejados, com custo de, aproximadamente, US$ 1,8 milhão cada. A McLaren cria carros esportivos excepcionais, pioneiros em design, engenharia, materiais e construção. O novo Elva de dois lugares segue a filosofia da marca e promete grande potência, além de condução única em um McLaren com chassi e corpo de fibra de carbono, sem teto, para-brisa ou janelas laterais.

O nome é uma homenagem aos renomados McLaren-Elva M1A [MkI], M1B [MkII] e M1C [MkIII], projetados por Bruce McLaren como versões para clientes dos carros de corrida do Grupo 7 da marca, na década de 1960. O CEO da empresa, Mike Flewitt, diz que esses veículos simbolizam o espírito de inovação da McLaren, de forma que representam “os verdadeiros precursores espirituais dos atuais modelos, que são carros super leves e de motor central com os mais altos níveis de performance e excelência”. Segundo Flewitt, o Elva do século 21 promete ser um carro moderno e exclusivo, que oferece a conexão máxima entre motorista, automóvel e outros elementos, além de novas sensações de prazer ao dirigir na estrada ou na pista.

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A inovação anuncia uma performance fantástica: seu motor V8 biturbo de 815 HP acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, o que o torna ainda mais rápido que o Senna, com uma aceleração de 0 a 200 km/h em apenas 6,7 segundos.

O design dos veículos da McLaren é sempre tão marcante quanto os aspectos mecânicos. Os picos pronunciados do pára-choque dianteiro impactam visualmente e, ao mesmo tempo, aprimoram a visibilidade. Pára-lamas traseiros grandes em fibra de carbono fluem da frente da porta para a parte traseira.

Não há teto no Elva e, embora você tenha a opção de solicitar um para-brisa fixo, os puristas do carro conversível – e os mais corajosos – podem simplesmente colocar um capacete e deixar a cabine confortável envolvê-los. Para garantir isso por meio do design, as portas de fibra de carbono se curvam e fluem para o interior, com materiais leves e, ao mesmo tempo, rígidos e fortes, atuando na criação de formas esculturais complexas.

Os assentos também foram projetados especificamente para o modelo, com uma nova carcaça leve de fibra de carbono que se ajusta adequadamente à cabeça, ombro e costas. Para maior aderência, durabilidade e resistência à umidade, o material sintético respirável Ultrafabric é oferecido como uma alternativa ideal ao estofamento tradicional em couro.

O diretor de design Rob Melville diz que fornecer uma experiência de condução elementar é fundamental para este carro. “Os volumes encolhidos e inspirados na Fórmula 1 criam uma escultura técnica impressionante”, explica ele. O exterior flui para o interior a fim de alcançar o que ele diz ser um exemplo de “um novo e exclusivo princípio de design da McLaren que envolve ‘limites confusos’ e permite trazer para dentro o lado de fora, de modo a aprimorar ainda mais o envolvimento do motorista e, ao mesmo tempo, manter-se fiel à filosofia da marca de não fazer concessões”.

A aerodinâmica conduz o projeto da McLaren. Com o Elva, a empresa está introduzindo o que chama de  “Active Air Management System”, ou AAMS (sistema ativo de gerenciamento de ar, em tradução livre).

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