Tecnologia

Dispositivo pode bloquear sons da rua – mesmo deixando as janelas abertas

Para aqueles que gostam de agitação, morar em grandes cidades possui algumas vantagens: bares e restaurantes estão sempre abertos, o transporte público não para e as principais avenidas, dificilmente, estão vazias. Por outro lado, os ruídos que acompanham essa movimentação toda podem não ser tão agradáveis para quem trabalha ou vive em regiões centrais.

Fechar as janelas pode resolver o incômodo, mas em países tropicais, como o Brasil, o calor provocado pelo ambiente fechado pode só piorar a situação. O que fazer, então?

Recentemente, pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveram um dispositivo capaz de bloquear parte do som externo – sem que, para isso, seja necessário manter as janelas fechadas.

Lei do silêncio: mecanismo usa 24 alto-falantes que decodificam a frequência advinda da rua e a neutraliza.Scientific Reports / Universidade Tecnológica de Nanyang/Divulgação

O sistema funciona de forma similar aos fones de ouvidos mais modernos que cancelam ruídos. Na janela, é implantado um conjunto de caixinhas de som com microfones que detectam ondas sonoras repetidas vindas da rua, como o barulho de vários carros em uma avenida engarrafada.

Continua após a publicidade

Esses sons ficam registrados no dispositivo. A partir daí, ele começa o trabalho para decifrar a frequência ideal para bloqueá-lo. Funciona assim: através de um algoritmo, o aparelho verifica se a onda é negativa ou positiva. Então, gera uma frequência oposta e a emite através de alto-falantes embutidos na engenhoca. Ao se encontrarem, elas se neutralizam, caracterizando um fenômeno físico chamado “interferência destrutiva”.

Agora, para ficar mais palpável, pense nas ondas sonoras como uma corda de CrossFit. No treino, você fica em uma extremidade e começa balançando a corda para cima, enquanto seu personal, que está do outro lado, inicia o movimento jogando a corda para baixo. As ondas formadas, ao se encontrarem no meio do objeto, irão se neutralizar, sobrando apenas uma corda esticada no chão.

A premissa é boa, mas infelizmente há alguns problemas que impedem que o mecanismo seja perfeito. Ele se mostrou útil anulando frequências entre 300 e 1000 hertz, valor que caracteriza sons constantes de trânsito e aviões. Por outro lado, não foi capaz de captar ruídos esporádicos, com frequências inferiores a 300 Hz, como os emitidos por motos, caminhões, buzinas ou até mesmo vozes. Além disso, o aparelho só diminui o som em dez decibéis – o mesmo efeito de fechar uma janela. 

Importante ressaltar que, até o momento, o estudo só foi realizado em ambientes controlados, sem testes no mundo real. Para a pesquisa, foram implantadas na janela 24 protótipos de caixas de som com cerca de cinco centímetros de diâmetro cada, que ficavam expostas a uma grande caixa de som reproduzindo sons da cidade.

Continua após a publicidade

Para cancelar ruídos em frequências mais baixas, seriam necessários alto-falantes maiores do que os utilizados na pesquisa, mas isso gera controvérsias. Os auto-falantes maiores iriam bloquear parte da vista da janela, além de barrar a entrada do vento, indo contra o plano inicial de manter um ambiente silencioso e fresco. Além disso, a estética pode não ficar tão agradável aos olhos. De toda forma, o aparelho não deixa de ser um passo inicial para a solução dos problemas de quem vive em áreas movimentadas. 

Infoeconomico

Fonte: G1

Deixe um comentário