Notícias

Como desenvolver sua inteligência emocional em seis passos

Westend61/ Getty Images

Westend61/ Getty Images

Atualmente, empregadores tendem a valorizar mais essas habilidades do que qualquer outra competência acadêmica

Navegar por todos os efeitos psicológicos, físicos e econômicos da pandemia é muito complicado e evoca uma série de emoções diferentes. Dessa forma, a inteligência emocional hoje em dia é mais necessária do que nunca.

A IE, sigla para inteligência emocional, é a capacidade de perceber, identificar, compreender e gerenciar nossos próprios sentimentos e emoções e os dos outros, também. Ela incorpora autocontrole, habilidades sociais, relacionamentos, comunicação e a influência ou motivação que damos a outras pessoas –todas excelentes habilidades para o sucesso pessoal e profissional.

LEIA MAIS:3 coisas que prejudicam a sua liderança em reuniões online

Daniel Goleman, jornalista científico e escritor do best seller “Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o Que É Ser Inteligente”, apresenta uma estrutura de IE que inclui quatro competências interconectadas para desenvolver sua inteligência emocional:

  • Autoconsciência: Ser capaz de reconhecer as maneiras pelas quais suas emoções afetam seu comportamento e como você interage com outras pessoas.
  • Autogestão: assumir o controle das emoções, para ter equilíbrio.
  • Consciência social: Ser capaz de compreender o seu entorno social, inferindo os sentimentos de outras pessoas também.
  • Gestão de relacionamento: capacidade de se comunicar com eficácia, se relacionar com as pessoas e interagir bem, de forma a extrair o melhor das pessoas.

Cada uma dessas áreas impacta a outra.

LEIA MAIS: 3 dicas para conseguir estabelecer limites no trabalho

Qual a importância da IE?

São muitos os benefícios:

  • Pessoas emocionalmente inteligentes não são tão estressadas e ansiosas como as outras. Na minha experiência, eles geralmente são mais felizes e têm uma melhor estabilidade emocional, saúde mental e bem-estar físico.
  • Também vi como as pessoas emocionalmente inteligentes têm relacionamentos melhores e mais fortes em todos os lugares, seja com parceiros, amigos, colegas de trabalho, parentes ou qualquer pessoa que conheçam ou encontrem rotineiramente.
  • Certas qualidades da IE estão entre as dez principais habilidades vitais para a força de trabalho do futuro, conforme definido pelo Fórum Econômico Mundial. Além disso, 71% dos gerentes de contratação dizem que valorizam alto IE em vez de alto QI.
  • Como muitos líderes, pessoas emocionalmente inteligentes são comprovadamente mais eficazes no seu trabalho. A pesquisa também diz que, em termos de desempenho, o IE é mais importante do que o QI quando pessoas com formações acadêmicas equivalentes –por exemplo, MBAs– são comparadas.

Você pode construir sua inteligência emocional

LEIA MAIS: Entenda como líderes narcisistas contaminam a cultura das empresas

A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser aprendida, então, você pode desenvolvê-la em sua vida pessoal e profissional.

Se você entendeu os pontos acima sobre o que é a IE e como ela é importante para sua vida pessoal e profissional, vai ser fácil aprender as ferramentas necessárias. Veja na galeria abaixo como desenvolver sua inteligência emocional:

10000 Hours/ Getty Images Getty Images Westend61/ Getty Images Mesquita FMS/ Getty Images Westend61/ Getty Images Morsa Images/ Getty Images

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

O post Como desenvolver sua inteligência emocional em seis passos apareceu primeiro em Forbes Brasil. Infoeconomico

Fonte: FORBES

Deixe um comentário