Tecnologia

CMN e Banco Central adiam cronograma de implementação do open banking

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) anunciaram que a primeira fase da implementação das funcionalidades do open banking, prevista para o fim deste mês, ocorrerá somente no dia 1º de fevereiro de 2021. A implementação total de todas as funcionalidades também foi adiada, de 25 de outubro de 2021 para 15 de dezembro do mesmo ano.

A pandemia seria a causa do adiamento das implantações da nova plataforma, segundo o Banco Central, que objetiva aumentar a competitividade entre bancos e fintechs, com serviços mais personalizados aos clientes.

A plataforma promete integrar “serviços financeiros às diferentes jornadas digitais dos clientes e reduzir a assimetria de informações entre os prestadores de serviços financeiros, favorecendo assim o surgimento de novos modelos de negócios e de novas formas de relacionamento entre instituições e entre essas e seus clientes e parceiros”, segundo o Banco Central.

Além das instituições participativas da iniciativa terem sido impactadas pela pandemia, atrasando o processo, o BC também considerou a “necessidade de adaptação de sistemas das instituições em razão de outras ações regulatórias, a exemplo do Pix e de registro de recebíveis de cartão”. “Mesmo com o ajuste no cronograma, a conclusão do processo de implementação do Open Banking, dividido em 4 fases, ocorrerá em 2021″, acrescentou o BC.

Classificados pelos Banco Central como S1 e S2, o open banking será obrigatório para os grandes e médios bancos. Já as fintechs podem optar por entrar na plataforma.

“Temos uma convergência de muitos ajustes em sistemas, financeiro como um todo e sistemas de pagamento [como o PIX], com as ações que estão aí na praça. Podemos até pensar que o cronograma é bem audacioso. E a premissa é essa, é para ser audacioso mesmo. É um ajuste pontual, técnico, em função do momento”, disse ao G1, Mardilson Fernandes Queiroz, consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central.

Infoeconomico

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário