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“As empresas precisarão adotar estruturas de nuvem híbrida”, diz Ana Paula Assis

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Ana Paula: conjunto de experiências, multiculturais e de negócio, prepararam para a nova função

Há pouco menos de dois meses, a IBM anunciou um movimento importante para acelerar sua estratégia de crescimento no setor de nuvem híbrida para impulsionar a transformação digital de seus clientes. A Big Blue comunicou ao mercado que estava separando a unidade de serviços de infraestrutura gerenciada de sua divisão Global Technology Services em uma nova empresa pública, chamada NewCo.

O spin-off, cuja conclusão está prevista para o fim do próximo ano, tem na mira um mercado de US$ 1 trilhão até 2024, com crescimento anual de dois dígitos segundo previsões da International Data Corporation (IDC). “Este é o momento certo para criar duas empresas líderes de mercado focadas no que fazem de melhor. A IBM se concentrará em sua plataforma de nuvem híbrida aberta e capacidades de IA. A NewCo terá maior agilidade para projetar, gerenciar e modernizar a infraestrutura das organizações mais importantes do mundo. Ambas as empresas estarão em uma trajetória de crescimento aprimorada com maior capacidade de fazer parcerias e capturar novas oportunidades – criando valor para clientes e acionistas”, disse, na época do anúncio, Arvind Krishna, CEO global da gigante de tecnologia.

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À frente da transição de clientes para a nova operação – que já nasce com 4.600 clientes em 115 países – está Ana Paula Assis, até então gerente geral da IBM para América Latina. A Forbes Insider conversou com a executiva para saber como anda seu trabalho no comando da companhia, seus principais objetivos e o papel da diversidade no cenário atual. Veja, a seguir, os melhores momentos da entrevista:

Forbes: Como está sendo essa nova fase e como ela está impactando sua rotina?

Ana Paula Assis: Está sendo uma oportunidade incrível, de aprendizado, porque eu tenho uma missão global, falando agora com clientes no mundo inteiro sobre um momento que é muito estratégico na história da companhia. É muito gratificante poder fazer parte de uma etapa tão transformadora na trajetória da IBM, que é uma companhia que está constantemente evoluindo e se adaptando às novas necessidades de mercado.

A minha rotina foi um pouco afetada pelo fuso horário porque estou trabalhando com gente que está na Austrália, no Japão, na Europa, então eu acabo tendo uma agenda um pouco mais complexa em termos de horários, mas nada que eu já não estivesse um pouco acostumada. Por outro lado, não tem mais a loucura de tantas viagens, como no início do ano, em função da pandemia. Então isso também abriu um pouco mais de espaço na agenda. Claro que é uma posição com muita intensidade, eu estou me dedicando muito, mas, sem dúvida, tenho um pouco mais de espaço para minhas atividades físicas, para ler. Acho que estou equilibrando bem os pratinhos.

F: E qual a sua principal missão na NewCo?

APA: Esse movimento que a IBM está fazendo tem o objetivo de consolidar a companhia como um player de relevância na indústria de computação em nuvem híbrida. Nós realmente acreditamos que as empresas vão ter que adotar arquiteturas flexíveis, no sentido de ter aplicações que serão mantidas dentro de casa, nos datacenters, outras que serão disponibilizadas em plataformas de nuvem pública. Mas é preciso desenvolver tudo isso de um jeito que depois seja possível acessar do ambiente mais adequado ao seu negócio.

Esse é um mercado estimado em US$ 1 trilhão e foi por isso que a IBM comprou a Red Hat há dois anos, numa operação de US$ 34 bilhões. O que estamos fazendo agora é mais um passo nessa jornada de nos posicionarmos como líderes no segmento de plataforma de nuvem híbrida. O meu objetivo nesse processo é conduzir os clientes nessa transformação. Com a separação das divisões, a NewCo já nasce gigante, com receita de US$ 19 bilhões, e o que a gente quer garantir é que os clientes que já têm contratos sejam transacionados para essa nova empresa de uma maneira segura, com a mesma percepção de qualidade de serviço que eles têm hoje, e que possamos construir com esses clientes uma jornada de transformação na qual eles se adaptem totalmente à essa nova realidade de mercado.

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