Anuncie aqui!
Localizando...
Você está em:  Home  >  Tecnologia  >  Artigo atual

Uso de mensagens de voz é um caminho sem volta, mas 3G ainda é obstáculo

Por   /  3 de outubro de 2019  /  Sem comentários

O uso de voz para executar comandos em aplicativos já faz parte da rotina de bilhões de usuários ao redor do mundo. De acordo com dados da Google, 50% de todas as buscas serão baseadas no uso das cordas vocais até 2020 e mais da metade dos lares terão um smart speaker já em 2022. Mas como anda a qualidade desse recurso quando o usuário precisa utilizar a conexão local e não o wifi? 

Para responder a essa pergunta, a OpenSignal, empresa global e independente de análise móvel, desenvolveu um estudo que avalia a qualidade dos apps de voz. O relatório The State of mobile voice app experience analisou 23, 8 milhões de dispositivos Android e iOS entre 1 de junho a 30 de agosto, espalhados por 80 países. 

 

Brasil longe do topo, mas não fica muito atrás   

Para fazer a avaliação de qualidade de voz, a companhia criou uma escala que vai de 0 a 100, no qual 0 indica um país em que é impossível utilizar esse tipo de funcionalidade e 100 significa um serviço excelente.  

Surpreendentemente, nenhum país alcançou pontuação maior do que 83: os cinco lugares do pódio foram ocupados por Bélgica (82,6), Holanda (82,4), Dinamarca (82,2), Eslováquia (82,1) e Finlândia (82). Do top 10, apenas Singapura (81,7) não faz parte da Europa. 

Apesar de bem atrás no ranking (39º lugar) a pontuação total do Brasil não ficou muito abaixo do ranking, com 77 pontos. Mas não foi o país com a melhor avaliação na América Latina: o título coube ao Uruguai (27º), que alcançou 78,6 pontos, seguindo por Porto Rico (28º), com 78,5 pontos. 

 

Impacto do 4G 

Apesar de, claramente, uma conexão 4G contar com uma qualidade de recepção superior ao modelo 3G, o estudo apresenta dados que mostram como o novo recurso pode melhorar de forma significativa a qualidade de serviços de voz. 

Utilizando a pontuação do Brasil (77) como exemplo, vale explicar que ela foi baseada na média de pontuação entre as conexões 3G e 4G.  Enquanto, nos testes 3G, o país bateu 70.9, a qualidade do 4G ficou em 79.9. Porém, como o estudo ressalta, é possível melhorar a qualidade dos serviços 3G enquanto a versão mais avançada ainda não alcança todos os países.

O post Uso de mensagens de voz é um caminho sem volta, mas 3G ainda é obstáculo apareceu primeiro em Computerworld.
Fonte: Computer Word

Anúncio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar também...

IBM tem receita menor do que a esperada no 3º trimestre

Leia mais →