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Giuliana Flores e iFood ampliam desejos em único app

Clóvis Souza CEO Giuliana Flores

Quem disse que nem tudo são flores no e-commerce não experimentou a comodidade de realizar muitos desejos em uma única interface (aplicativo). Ao comprar a pizza, agora é possível encomendar aquelas flores para presentear alguém especial. Esse é o resultado da recente parceria entre Giuliana Flores e iFood.

A novidade é fruto da união entre dois players de sucesso no e-commerce nacional, que decidiram tornar a vida do consumidor hiperconectado ainda mais simples. Tinha tudo para dar certo, segundo Clóvis Souza (foto), CEO e fundador da Giuliana Flores, que exibe market share de 60% no Brasil, com mais de 180 mil entregas feitas por mês e maior market share da América Latina.

Por outro lado, o iFood, serviço digital que media o relacionamento entre usuários e estabelecimentos comerciais, em um único mês totalizou perto de 12 milhões de entregas no País. Ou seja, nada menos do que 138,8 a cada segundo. E mais: por ano, o iFood cresce a uma taxa média de 140% e está na casa dos 390 mil pedidos atendidos e 9,1 milhões de usuários ativos.

De acordo com Souza, a Giuliana Flores, que já se destacava como o maior e-commerce de flores no Brasil, uniu inovação, criatividade e alta demanda de seus públicos para lançar a marca no iFood, realizando entregas rápidas com intervalo de 1h a 2 horas.

Como surgiu a ideia? “O iFood é um monstro de vendas, acho que podemos atuar ali também”, pensava o executivo. Não foi fácil expor a sua estratégia, conta. Perguntavam: “Você quer vender flores no iFood? Mas acabaram entendendo que era a união de serviços consagrados e ficaram encantados com o projeto pela conveniência que proporciona ao consumidor. É um valor agregado”.

Ele revela que existem muitos desafios no seu negócio, porque a mesma flor é produzida de maneira diferente em diversas partes do Brasil. Então, dependendo do clima, elas podem ser mais ou menos frágeis, chegarem murchas e por meio das reclamações. “Fomos ajustando nossa logística, peneirando fornecedores, aprendendo e evoluindo.”

“Imagine, quando começamos a oferecer bolos junto com as flores. Alguns chegavam tortos, outros quebrados. Afinal, nosso produto não é um tênis, uma camisa, é delicado, crítico e com o agravante de mexer com sentimentos. Precisamos estar atentos sempre e ajustando sempre”, relata.

Um cliente vale por dois, na avaliação de Souza. “Se você recebe nosso produto e fica muito satisfeito, com a qualidade e a agilidade, certamente vai querer proporcionar o mesmo a outras pessoas e se tornar um cliente”, garante.

Agilidade é chave

Há 19 anos no e-commerce, o diferencial da Giuliana Flores, diz Souza, sempre foi a agilidade nas entregas. “Há alguns anos, esse diferencial em atender o mais rápido possível para reduzir o nível de ansiedade do cliente era algo complexo. Mas fomos nos tornando mais ágeis, porque percebemos que era o maior atrativo para o cliente.

E isso não aconteceu de uma hora para outra. Segundo Souza, eles foram ampliando as possibilidades e encurtando o prazo entre o pedido e a entrega. “Primeiramente, o cliente tinha até às 17 para realizar o pedido para que a entrega acontecesse no mesmo dia. Depois, até às 11h para entender à tarde. E então chegamos a aceitar pedidos entre 12h e 13h para entregar até às 18h. E não paramos: o cliente compra até às 15h e entregamos até às 18h e até às 21h para entregarmos até às 23h. Antes tinha de comprar até às 17h para entregarmos às 23h”, gaba-se.

Ele destaca que o departamento de atendimento por telefone representa 25% do negócio e tem outro papel importante: captar diariamente todas as sugestões relevantes de clientes para aprimorar a atuação da Giuliana Flores. “São desses feedbacks que nascem nossas inovações.”

A Giuliana Flores contabilizou 290 mil pedidos em 2018 e a estimativa para este ano é atingir 320 mil pedidos. “As expectativas são superadas a cada mês e estamos em processo de maturação, de construção de ações em momentos de pico como foram Dia das Mães e Páscoa. E, claro, já incluindo nesses resultados os frutos da parceria com o iFood. E vamos expandir muito mais essa parceria”, revela o comandante da empresa onde, no momento, tudo são flores.

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Fonte: Computer Word

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