Agência de Notícias EBC

Confira as principais notícias sobre as Eleições 2018

Os eleitores irão neste domingo (7) às urnas para escolher deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República. No total, são 13 candidatos a presidente. A votação começa às 8h e termina às 17h (horário local) em todo o país.

Confira aqui as principais notícias da EBC:

Confira a pagina especial de eleições

Confirmado segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Com 96,06% das urnas apuradas, está confirmado o segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro tem 46,66% dos votos válidos e não tem mais chance matemáticas de fechar com mais de 50% dos votos. Fernando Haddad (PT) está com 28,43%. Os dois voltam a se enfrentar no dia 28 de outubro.

 

Bolsonaro convoca eleitores para segundo turno da eleição

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) convocou os eleitores para a disputa do segundo turno no dia 28 de outubro, quando irá enfrentar Fernando Haddad (PT). 

Haddad fala em unir democratas e debater “olho no olho” no 2º turno

No primeiro pronunciamento após a confirmação da disputa de segundo turno na corrida presidencial, o candidato Fernando Haddad (PT) afirmou haver “muita coisa em jogo” no pleito deste ano e sinalizou a busca de apoio nas próximas três semanas de campanha.

Eunício não consegue reeleição ao Senado pelo Ceará

O candidato Cid Gomes (PDT) venceu a disputa para o Senado, pelo Ceará, com 41,59% dos votos válidos. Eduardo Girão (PROS) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 17,11% dos votos válidos.

No primeiro turno, 2,4 mil urnas tiveram que ser trocadas, informa TSE

Em seu último boletim do dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que no pleito deste domingo 2,4 mil urnas eletrônicas apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país. O número representa 0,46% do total de urnas utilizadas no pleito deste ano.

Se provocado, TSE apurará falhas com rigor, diz Rosa Weber

A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exaltou  o que chamou de clima de “absoluta normalidade” no primeiro turno das eleições. Questionada se estaria preocupada com dúvidas que circulam entre eleitores e candidatos sobre a confiabilidade do processo eleitoral eletrônico, ela reafirmou que, se provocada, a Justiça Eleitoral tem como apurar e sanar qualquer eventual falha.

Deputado lidera disputa de Senado em AL; Renan fica com segunda vaga

O candidato Rodrigo Cunha (PSDB) venceu a disputa para o Senado, por Alagoas, com 34,39% dos votos válidos. O senador Renan Calheiros (MDB) ficou em segundo lugar e garantiu sua permanência no parlamento, com 23,9% dos votos válidos.

Eleição para o Senado derrota políticos conhecidos

A eleição para o Senado Federal deixa fora do Congresso políticos de renome, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Jaques Wagner e Ângelo Coronel são eleitos senadores pela Bahia

O candidato Jaques Wagner (PT) venceu a disputa para o Senado, pela Bahia, com 35,63% dos votos válidos. O senador Ângelo Coronel (PSD) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 32,83% dos votos válidos. Até agora, foram apurados 95,27% das urnas. Os votos brancos somam 13,19% e os nulos, 42,51%. A abstenção está em 20,76%.

Sergipe elege para o Senado um médico e um delegado

O candidato Alessandro Vieira (Rede) venceu a disputa para o Senado por Sergipe, com 25,97% dos votos válidos. Rogério Santos (PT) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 16,42% dos votos válidos.

São Paulo terá segundo turno entre Doria e França

Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao comando do estado de São Paulo no segundo turno. Com 99,99% das urnas apuradas, Doria está com 32,20% e França, com 21,83% dos votos válidos.

Abstenção chega a 20,3% e é o maior índice desde as eleições de 2002

Um em cada cinco brasileiros preferiu não ir votar no pleito deste domingo. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, 29.719.056 pessoas não compareceram às seções eleitorais – uma taxa de 20,32%. Esse é o maior índice desde 2002 (segundo verificado quando 99,42% dos votos estavam apurados).