Tecnologia

China critica decisão dos EUA de incluir Huawei em “lista negra”

A China criticou duramente nesta quinta-feira, 16/5, uma decisão recente do governo dos Estados Unidos de colocar a Huawei em uma “lista negra’. As informações são da Reuters.

De acordo com a agência de notícias, o governo chinês também afirmou que pretende tomar medidas para proteger as companhias locais em meio à guerra comercial do país com os EUA.

Um porta-voz do Ministério do Comércio da China disse que o governo local é fortemente contra a atuação de outros países no sentido de impor sanções unilaterais a instituições chinesas, aponta a Reuters.

A declaração do governo chinês acontece após o Departamento de Comércio dos EUA anunciar nesta quarta-feira, 15/5, a inclusão da Huawei – e de 70 afiliadas – em uma espécie de “lista negra” chamada Entity List. Na prática, segundo a agência, a iniciativa barra empresas da China de comprarem componentes e tecnologias de companhias dos EUA sem uma aprovação prévia do governo norte-americano.

Além disso, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva nesta semana para impedir que organizações dos EUA utilizem equipamentos de telecomunicações feitos por empresas consideradas uma ameaça à segurança do país – o que poderia incluir a Huawei, que já foi classificada desta forma anteriormente por oficiais dos Estados Unidos.

Comunicado Huawei

Em nota enviada para a imprensa nesta quinta, 16/5, a assessoria de comunicação da Huawei divulgou o seguinte comunicado sobre o assunto. “A Huawei é a líder indiscutível em 5G. Estamos prontos e dispostos para debater com o governo dos EUA e propor medidas efetivas para garantir a segurança do produto. Restringir a Huawei de fazer negócios nos EUA não tornará os EUA mais seguros ou mais fortes; em vez disso, servirá apenas para limitar os EUA a alternativas inferiores e mais caras, deixando o país atrasado na implantação do 5G e, eventualmente, prejudicando os interesses das empresas e consumidores americanos. Além disso, restrições sem razão infringirão os direitos da Huawei e levantarão outras sérias questões legais.”

O post China critica decisão dos EUA de incluir Huawei em “lista negra” apareceu primeiro em Computerworld.

Fonte: Computer Word

Deixe um comentário